Na noite desta terça-feira (04), a Câmara Municipal de Marataízes aprovou por unanimidade uma Moção de Aplausos em reconhecimento ao Congresso Nacional, que expressou sua oposição à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442. Esta ação, apresentada pelo PSOL e pelo Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero (Anis) ao Supremo Tribunal Federal (STF), visa descriminalizar o aborto de fetos com até 12 semanas de gestação.
A iniciativa, proposta pela moradora local Scarllet Gardenia Prazeres de Lira, foi priorizada pelo presidente da Câmara, vereador William Duarte (MDB), através da apresentação de uma Moção de Aplausos. Com muita sensibilidade em relação ao tema, em seu discurso na tribuna, William enfatizou veementemente sua oposição à tentativa de descriminalização do aborto, classificando-a como um “absurdo”, e expressando seu profundo compromisso com a proteção da vida desde a concepção.
Dos 13 vereadores, apenas Gilson Mothé não esteve presente devido a questões de saúde.
O STF começou a analisar a ADPF 442 em setembro do ano anterior, por meio do plenário virtual. No entanto, o presidente do tribunal, ministro José Roberto Barroso, optou por suspender o julgamento e transferir a questão para ser discutida no plenário físico.
Com o Supremo Tribunal Federal prestes a retomar o julgamento, o Congresso Nacional reafirmou sua posição contrária ao tema. A postura de William Duarte e sua liderança na Câmara de Marataízes destacou-se por sua consciência moral em defesa dos mais vulneráveis, assim como os demais vereadores na incansável dedicação diária em proteger a vida.
(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)
(INF.\FONTE: Fabiano Peixoto \\ Capixaba News)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)