A Estação Elevatória de Esgoto (EEE) localizada na Rua Genesis Bittencourt, no bairro Cidade Nova, em Marataízes, foi alvo de criminosos nesta terça-feira (26). Toda a instalação elétrica do local foi roubada, comprometendo o funcionamento do sistema de esgoto recém-normalizado pela equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
De acordo com o diretor-geral do SAAE, Fábio Leal, a bomba da estação havia sido substituída e o vazamento de esgoto, que já causava transtornos na região, estava solucionado. No entanto, logo após a equipe técnica deixar o local, os marginais invadiram e levaram todos os equipamentos elétricos essenciais para o funcionamento da elevatória.
“Já acionamos as autoridades e estamos providenciando novos equipamentos para colocar a elevatória em funcionamento e garantir a normalização da questão do esgoto”, informou Fábio Leal.
Funcionários do SAAE registraram um vídeo que mostra os danos causados pela ação criminosa. As imagens reforçam o desafio enfrentado pela autarquia em manter os serviços operacionais diante de episódios de vandalismo e furto.
O furto ocorre em um momento crítico para o saneamento básico em Marataízes. A cidade enfrenta problemas históricos na área, agravados pela falta de investimentos nos últimos anos. Recentemente, moradores haviam registrado e divulgado vídeos mostrando o esgoto vazando pelas ruas e atingindo a areia da Praia de Cidade Nova, gerando indignação nas redes sociais.
Em setembro deste ano, um convênio de 10 anos foi firmado entre a Prefeitura de Marataízes, a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo (ARIES) e o SAAE, com o objetivo de melhorar os serviços de saneamento no município. Porém, episódios como o furto na estação elevatória ressaltam os desafios de garantir a eficiência desses serviços.
As autoridades locais foram acionadas para investigar o caso.
(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)
(INF.\FONTE: Fabiano Peixoto \\ Capixaba News)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)