Na sessão ordinária desta segunda-feira (18), o presidente da Câmara de Marataízes, Willian Duarte (MDB), usou a tribuna para denunciar as condições críticas enfrentadas pelo Conselho Tutelar do município. A fala ocorreu diante de um plenário que contou com a presença dos vereadores eleitos para o próximo mandato. Veja vídeo abaixo.
Willian destacou a gravidade da situação, apontando a falta de recursos básicos para o funcionamento do órgão, que é essencial para o atendimento de crianças e famílias em situação de vulnerabilidade. “O Conselho Tutelar está morrendo, está pedindo socorro. Um órgão tão importante que lida com crianças vulneráveis e famílias não tem sequer um litro de gasolina para abastecer os veículos. Os funcionários estão dividindo entre si os custos do combustível para atender às demandas”, afirmou.
O vereador ressaltou ainda a necessidade de deslocamentos para cidades como Vitória, Vila Velha e Cachoeiro de Itapemirim, que estão sendo realizados com o custo arcado pelos próprios conselheiros. “É um absurdo. Em um município rico como o nosso, os conselheiros têm que ratear o combustível para atender às famílias carentes. Enquanto isso, outras ações, que não são prioridade, estão sendo priorizadas”, criticou.
Willian também lamentou o que classificou como um “final de mandato trágico” da atual administração municipal. “É uma vergonha. Estamos vendo um órgão tão importante ser negligenciado, enquanto recursos são destinados para questões que não são urgentes nem necessárias no momento”, concluiu, dirigindo sua fala aos vereadores eleitos, Heraldo e Petrício.
(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)
(INF.\FONTE: Fabiano Peixoto \\ Capixaba News)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)