De acordo com o levantamento, o candidato desponta como favorito para vencer as eleições para prefeito nas duas menções usadas pelo instituto.
Pesquisa realizada pelo Instituto Solução, encomendada pelo portal AQUINOTICIAS.COM, aponta o candidato Toninho Bitencourt (PODEMOS) na liderança da disputa pela Prefeitura de Marataízes.
De acordo com o levantamento, o candidato desponta como favorito para vencer as eleições para prefeito nas duas menções usadas pelo instituto.
Estimulada
Na entrevista com menção estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, 49,5% dos eleitores afirmaram que votariam em Toninho para prefeito de Marataízes. Em segundo lugar parece Luiz Almeida (REPUBLICANOS), com 23,3% das intenções de voto, seguido por Jaiminho Machado (PL), com 12%.
Cerca de 14,5% dos entrevistados não souberam ou não responderam e 0,7 afirmaram votar branco ou nulo.
Espontânea
Na entrevista com menção espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Toninho também é o candidato a prefeito mais lembrado como opção para votar.
Ao serem perguntados em quem eles votariam para prefeito de Marataízes, 46,5% dos eleitores citaram o nome do candidato.
Cerca de 21,3% dos entrevistados apontam Luiz Almeida e 9,% Jaiminho Machado como opções. Aproximadamente 22,8% dos eleitores não sabem ou não responderam.
Rejeição
O Instituto Solução também perguntou em qual desses candidatos os eleitores de Marataízes não votariam de jeito nenhum. Luiz Almeida foi o mais citado pelos entrevistados com 22,7% de rejeição, seguido por Jaiminho Machado, com 14,7%.
Toninho é o candidato com o menor índice de rejeição, com 13%. Cerca de 14,3% dos eleitores afirmaram que não votariam em nenhum deles e outros 35,3% não souberam ou não responderam.
Registro e amostragem
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de identificação: ES-04147/2024. O Instituto Solução entrevistou 600 eleitores, de 12/09/2024 a 13/09/2024, na sede e nos distritos do município de Marataízes.
O nível ou intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro máxima estimada, considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 4%, para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Aqui Notícias)
(FT.\CRÉD.: Aqui Notícias \\ Divulgação)