Criminosos pedem dinheiro via Pix e clonam números para espalhar golpe
Uma onda de golpes de clonagem de WhatsApp atingiu diversos moradores de Presidente Kennedy nesta terça-feira (22). Os criminosos clonam os números de telefone dos usuários e enviam mensagens para contatos, solicitando transferências via Pix e informações para clonar ainda mais números.
De acordo com relatos de vítimas, os criminosos se passam pelos reais usuários do WhatsApp e enviam mensagens pedindo ajuda para realizar pagamentos. “Ola, preciso da sua ajuda. E que estou tentando fazer um pagamento mais não estou conseguindo fazer pelo meu aplicativo, queria ver se consegue fazer até mais tarde te devolvo o valor?”, questionam.
Em seguida, os criminosos enviam outra mensagem, alegando ter um anúncio na Olx e precisar de dois números para confirmá-lo. “Posso colocar seu número só pra confirmar?”, perguntam. Na verdade, esse é um artifício para obter o código de verificação do WhatsApp e clonar o número.
Como proteger seu número de WhatsApp
Para evitar cair nesse golpe, é importante seguir algumas dicas de segurança:
– Mantenha o aplicativo atualizado;
– Ative a verificação em duas etapas;
– Não compartilhe códigos de verificação;
– Desconfie de mensagens solicitando dinheiro ou informações;
– Verifique a identidade do remetente antes de responder.
A Polícia Civil orienta as vítimas a registrar boletim de ocorrência e alerta para o aumento desses golpes. É fundamental que as pessoas estejam atentas e não forneçam informações pessoais ou financeiras a desconhecidos.
As vítimas desse golpe devem procurar a delegacia para registrar o ocorrido e tomar medidas para proteger sua identidade e finanças.
(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Kennedy em Dia)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)