Uma baleia jubarte adulta foi encontrada morta no final da manhã deste último domingo (15), na Praia das Neves, município de Presidente Kennedy, no litoral sul do Espírito Santo, próximo à divisa com o Rio de Janeiro. Segundo o Instituto Orca, o animal tinha 11,5 metros de comprimento.
João Marcelo Ramos, diretor-executivo do Instituto Orca, informou que o sexo da baleia será determinado através de análise de DNA, já que a posição e o tamanho do animal não permitiram a identificação no local. Material foi coletado para investigar a causa da morte do cetáceo. Esta é a terceira baleia encontrada no estado durante a temporada migratória deste ano.
A Secretaria de Meio Ambiente de Presidente Kennedy também esteve presente no local. De acordo com a administração municipal, a baleia foi encontrada próxima à foz do Rio Itabapoana. A equipe municipal elaborou um relatório fotográfico detalhado do animal e entrou em contato direto com a Petrobras e o Instituto Orca, que monitoram a espécie.
As autoridades ressaltam que, ao encontrar animais marinhos ou aves silvestres, como gaivotas, atobás e andorinhas-do-mar, em risco ou sem vida, é crucial que a população evite contato direto com os animais ou suas carcaças, para prevenir riscos à saúde humana. Em tais situações, a orientação é entrar em contato com o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) pelo telefone 0800-039-5005, para que as medidas adequadas sejam tomadas.
(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Capixaba News)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)