fênix

rede ler

host gut

nossa cidade

Marataízes-ES,

17 de fevereiro de 2026

Search

Marataízes é referência no uso de nova tecnologia no combate ao mosquito da dengue

O Município de Marataízes é um dos pioneiros na implantação da nova tecnologia de enfrentamento às arboviroses: as ovitrampas, método moderno e estratégico que auxilia no monitoramento e controle do mosquito Aedes aegypti.

Em 2025, o Município registrou 365 casos notificados, sendo apenas 22 casos confirmados de dengue. Em 2026, até o momento, foram 40 casos notificados e 4 confirmados, resultado que reflete o trabalho contínuo e comprometido da equipe de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde.

Os agentes de combate às endemias atuam diariamente nos pontos indicados pelas ovitrampas, realizando visitas domiciliares, ações de conscientização junto aos moradores, eliminação e tratamento de focos e possíveis criadouros e o monitoramento estratégico das áreas com maior risco.

Quando há casos confirmados, o bloqueio é realizado por meio da aplicação de UBV (fumacê) com inseticida específico, conforme os dados técnicos levantados.

Os 42 agentes de endemias são responsáveis por 37 mil imóveis monitorados no Município. A população pode colaborar para evitar os criadouros de mosquitos transmissores de doenças. É simples. Basta não deixar água parada.

Em caso de sintomas suspeitos, é fundamental procurar atendimento médico e realizar a sorologia para confirmação.

No Verão, período em que chove muito e o calor favorece a proliferação do mosquito, é essencial que toda a população esteja ainda mais atenta.

Faça sua parte! Vamos juntos fortalecer essa luta e manter Marataízes protegida.

(DA REDAÇÃO)

(INF.\FONTE: Prefeitura de Marataízes \\ Prefeitura de Marataízes)

(FT.\CRÉD.: Prefeitura de Marataízes \\ Divulgação)