A cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos e primeiros suplentes para os mandatos de 2025-2028 aconteceu na tarde desta terça-feira (17), no Salão do Júri do Fórum da Comarca de Marataízes. O evento contou com a presença de autoridades, familiares dos eleitos e reforçou a responsabilidade dos representantes eleitos com a população dos dois municípios.
A solenidade foi conduzida pelo juiz da 43ª Zona Eleitoral, Jorge Orrevan Vaccari Filho, que fez um importante “puxão de orelha” nos vereadores ao destacar o papel essencial do Legislativo no acompanhamento e fiscalização da administração pública. O magistrado criticou duramente práticas comuns entre vereadores, como a interferência indevida na marcação de consultas e o uso da saúde pública para favorecer amigos e eleitores, e alertou sobre a necessidade de priorizar o interesse coletivo em vez do pessoal.
“O vereador tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na Câmara Municipal e fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática. Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e, sobretudo, fiscalizar os trabalhos e despesas da administração pública”, reforçou o magistrado.
Além do juiz, compuseram a mesa de autoridades o Major Nério, comandante da 9ª Companhia Independente da PM; Dr. Luiz Fernando Pedra Filho, representante da 10ª subseção da OAB-ES; Jacimar Marvila Batista, presidente da Câmara Municipal de Presidente Kennedy; Willian de Souza Duarte (MDB), presidente da Câmara Municipal de Marataízes, e o procurador da Câmara de Marataízes, Dr. Thiago Pereira Sarmento.
Em seu discurso, o prefeito eleito de Marataízes, Toninho Bitencourt (Podemos), emocionou-se ao agradecer a Deus, sua família e os eleitores. Representada por sua filha, Dra. Lia, e seu neto Vitor, a família foi lembrada como base em sua trajetória pública.
“Eu sou homem temente a Deus, e tenho uma responsabilidade muito grande com minha família e com esta cidade. Não importa quem iniciou as obras, nós daremos continuidade porque o recurso é do povo, e temos que zelar por ele,” afirmou Toninho, reforçando que sua gestão priorizará o desenvolvimento de Marataízes.
O prefeito eleito também elogiou o trabalho da Justiça Eleitoral na condução transparente das eleições e agradeceu ao Major Nério, destacando o compromisso com a segurança pública do município. Toninho encerrou sua fala com um tom de compromisso: “Marataízes será exemplo não só para o Estado do Espírito Santo, mas para todo o Brasil. Vou ser o prefeito que chega cedo e sai tarde, o prefeito servidor do povo.”
Entre os 22 vereadores diplomados nesta terça-feira, apenas uma mulher se destacou: Fabiula Barreto (PSB), eleita por Presidente Kennedy. Em seu discurso, Fabiula exaltou a força feminina e a luta por igualdade no cenário político. “A frase ‘lugar de mulher é onde ela quiser’ é uma reflexão sobre a desigualdade de gênero e uma afirmação de que estamos aqui para fazer a diferença,” declarou, emocionando o público presente.
Willian Duarte (MDB), vice-prefeito eleito de Marataízes, relembrou sua trajetória política marcada por quatro mandatos consecutivos como vereador e presidente da Câmara. Em seu discurso, Willian emocionou-se ao citar os desafios pessoais e o apoio de sua família, comprometendo-se a lutar diariamente pelo crescimento e desenvolvimento do município.
O prefeito e vice-prefeito eleitos do Município de Presidente Kennedy não foram diplomados porque ainda aguardam decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A cerimônia foi marcada pela presença dos familiares dos eleitos, que prestigiaram o evento e celebraram junto aos novos representantes o início de uma nova jornada política. A solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal da RSA Online no YouTube, permitindo que a população acompanhasse o ato formal que habilita os eleitos a assumirem seus cargos a partir de janeiro de 2025.
(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)
(INF.\FONTE: Fabiano Peixoto \\ Capixaba News)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)