Pelo segundo dia seguido, a Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) suspendeu o abastecimento de água na sede do município. A interrupção, que começou no íncio da semana continuou nesta quinta-feira (05), se repetiu nesta sexta-feira (06), gerando transtornos para moradores, especialmente nas áreas mais altas da cidade e nos pontos finais da rede de distribuição, onde a falta d’água já era sentida desde a noite de terça-feira (03). Não há informações sobre quando de fato o serviço de distribuição de água começou a apresentar problemas. No site oficial da Cesan também não há qualquer informe.
De acordo com informações fornecidas pela própria Cesan por meio de seus canais de atendimento, a suspensão de quinta-feira (05) foi necessária para a realização de uma manutenção no sistema de abastecimento. A previsão era de que os serviços fossem concluídos até as 15h, com normalização gradual em até 24 horas após a conclusão.
No entanto, nesta sexta-feira, muitos moradores continuavam sem água. Quem procurou informações junto à empresa recebeu o seguinte comunicado:
“Realizamos serviços de manutenção no abastecimento do seu bairro. O fornecimento de água está sendo gradativamente restabelecido e deve ser normalizado até às 12h57 do dia 6/12/2024. Informamos que o abastecimento de água normaliza gradativamente após o término da manutenção. Orientamos aguardar o prazo de normalização.”
Apesar dessa previsão, a Cesan emitiu novo comunicado na tarde desta sexta-feira, informando que mais uma manutenção seria necessária: “Estamos realizando manutenção no sistema de abastecimento de água na localidade. A previsão de conclusão é até às 18:00h. O fornecimento de água será restabelecido gradativamente em até 24 horas após a conclusão dos serviços”.
Agora, a conclusão do serviço está prevista para as 18h, com normalização completa estimada em até 24 horas — ou seja, por volta das 18h de sábado (07).
Essa sequência de interrupções tem gerado críticas de moradores, que enfrentam dificuldades sem água para tarefas básicas do dia a dia. Muitos questionam a falta de planejamento, de investimento em melhorias na rede e de informações mais precisas por parte da companhia.
A reportagem tentou contato com a Cesan para mais esclarecimentos, mas ainda não obteve retorno. Assim que uma nota for enviada essa matéria será atualizada.
Enquanto isso, os moradores de Presidente Kennedy seguem aguardando o restabelecimento do serviço, que já dura mais de três dias para alguns pontos da cidade.
(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Kennedy em Dia)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)