Baleia-jubarte é encontrada morta na Praia da Barra em Marataízes
Na manhã desta segunda-feira, 9 de setembro de 2025, uma baleia-jubarte macho, adulta, foi encontrada sem vida na Praia da Barra, em Marataízes. O animal media aproximadamente 12,5 metros de comprimento e pesava cerca de 30 toneladas.
De acordo com informações do órgão ambiental responsável, a presença de uma baleia-jubarte na costa brasileira é um evento relativamente comum durante os períodos de migração, quando esses animais se deslocam para águas mais quentes para reprodução e alimentação. Apesar das ocorrências, o encontro de um exemplar morto gera preocupação entre as autoridades e a comunidade local.
O Corpo de Bombeiros e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) foram acionados para realizar a remoção do animal e investigar as possíveis causas da morte. A coleta de amostras para análise deve ser realizada para averiguar se houve alguma interação com atividades humanas, como a atividade pesqueira ou poluição nas águas.
A população de Marataízes é convidada a evitar a aproximação do local até que a situação seja devidamente controlada. As autoridades locais reforçam a importância da preservação e cuidado com a fauna marinha, ressaltando que avistamentos de baleias e outros mamíferos são sinais da biodiversidade da região.
A baleia-jubarte, espécie que pode ser encontrada em áreas litorâneas, é reconhecida por seus saltos e acrobacias, e tem grande importância ecológica. A ocorrência de um animal em estado de morte serve como alerta para ações de conservação e estudo sobre a saúde dos ecossistemas marinhos da região.
Mais informações sobre o caso devem ser divulgadas à medida que as investigações avançarem.
(DA REDAÇÃO \\ Beatriz Fontoura)
(INF.\FONTE: Capixaba News \\ Prefeitura de Marataízes)
(FT.\CRÉD.: Prefeitura de Marataízes \\ Divulgação)