{B4124A43-CACA-E16D-BCE2-76CADABE8AD0}

Guardas municipais de Itapemirim vão atuar como agentes de trânsito

A designação do Detran ES ocorreu após capacitação dos profissionais.

Com objetivo de ampliar o efetivo e fortalecer as ações de fiscalização e educação de trânsito municipal, o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e a Prefeitura de Itapemirim, firmaram parceria, em que o órgão estadual designa servidores da Guarda Civil Municipal (GCM) como Agentes de Autoridade de Trânsito. O ato foi regulamentado através de instrução de serviço publicada no Diário Oficial do Estado, na última terça-feira (09).

Essa colaboração tem por meta melhorar a segurança viária, coibir infrações e promover um trânsito mais ordenado. Os Guardas Municipais foram capacitados para desempenhar funções específicas de fiscalização de trânsito, como orientação ao público, controle do tráfego e aplicação de multas. As atividades estão alinhadas com as normativas do Código de Trânsito Brasileiro.

As ações devem contribuir para a redução de infrações e, consequentemente, minimizar os riscos de acidentes no trânsito. A presença de fiscalização inibe comportamentos inadequados no trânsito, como excesso de velocidade, uso de celular ao dirigir, desrespeito a sinais de trânsito, entre outros. Outro fator que a parceria visa trazer resultados positivos é na fluidez do trânsito, evitando congestionamentos e melhorando a circulação de veículos, como por exemplo no controle de estacionamento e carga e descarga, ajudando a evitar obstruções que impactam negativamente o tráfego.

A fiscalização não se resume apenas à aplicação de penalidades; ela também desempenha um papel educativo, conscientizando sobre as regras de trânsito, colaborando com a formação de condutores mais responsáveis.

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ PMI)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)