Nove encontros serão realizados em diferentes regiões do estado para orientar lideranças políticas, possíveis candidatos e eleitores sobre as novas regras para o pleito municipal
Esse ano, os capixabas voltam às urnas para escolher prefeitos e vereadores. A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) sai na frente e promove um ciclo de palestras para esclarecer o que é permitido ou não nas eleições municipais. Organizado pela Diretoria de Relações Institucionais e pela Diretoria da Casa dos Municípios e de Políticas e Ações Inclusivas, o evento terá participação do advogado Marcelo Nunes, renomado especialista na área, para discutir aspectos importantes e esclarecer dúvidas sobre as mudanças nas normativas eleitorais.
A intenção é abordar o maior número de pessoas na realização dos debates, afirma o presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (Podemos). “Nossa programação abrange diversos municípios do estado, permitindo que líderes políticos, candidatos e interessados estejam atualizados e preparados para enfrentar as eleições com conhecimento pleno das regras estabelecidas. No caso dos eleitores, a ideia é que a população esteja informada e atenta para denunciar abusos. Queremos levar todas as informações sobre o pleito, para que possamos construir um ambiente democrático e participativo em todo o estado”.
A iniciativa da Assembleia conta com a parceria da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Associação das Câmaras Municipais do Estado do Espírito Santo (Ascamves) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES). A colaboração dessas entidades fortalece a proposta de informar e preparar os atores políticos e a comunidade para as mudanças que ocorrerão no cenário eleitoral.
Cronograma de palestras:
21/02/2024 – Ibatiba
22/02/2024 – Anchieta
23/02/2024 – Cachoeiro de Itapemirim
28/02/2024 – Santa Teresa
29/02/2024 – Linhares
06/03/2024 – Nova Venécia
07/03/2024 – Conceição da Barra
08/03/2024 – Colatina
14/03/2024 – Assembleia Legislativa do ES
As palestras têm início sempre às 8h30, e serão realizadas nas câmaras municipais. O encerramento acontece no Plenário Dirceu Cardoso, na sede da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.
DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)
(INF.\FONTE: Web Ales \\ AL)
(FT.\CRÉD.: Mara Lima \\ Divulgação)