“O sofrimento fez seu 1º aniversário neste mês”, disse manifestante!!
Indignados com o abandono, membros da comunidade de Parati, balneário localizado a cerca de 6 km da sede do município, estiveram na tarde de ontem, 22/04/2024, na frente da Prefeitura com cartazes, fogos de artifício, cornetas e apitos, para protestarem pela demora na construção da nova escola prometida a um ano.
Relembrando o fato: No início da tarde do dia 22/04/2023, um sábado chuvoso, veio abaixo parte do telhado da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Esther Soares da Trindade Santana”, deixando sem aulas cerca de quase 100 alunos dos dois turnos.
Segundo uma manifestante, mãe de aluno na citada escola, “a prefeitura demonstra não possuir qualquer planejamento ou mesmo preocupação em relação a comunidade, os alunos, nem mesmo com o patrimônio público que vem se deteriorando. É só enganação”. A entrevistada não quis se identificar, por ser servidora municipal atualmente.
A Secretaria de Educação emitiu uma nota oficial ainda em abril/23 como vemos abaixo:
A Redação tentou contato com o prefeito Fabrício, que respondeu através do Secretário de Comunicação, Flávio Simões, com seguinte discurso: “De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, na manhã de hoje (22), a equipe de engenharia da Prefeitura e da empresa que irá realizar a ampla reforma na unidade escolar (Ata Engenharia), juntamente com a presidência da associação comunitária de Parati, estiveram no local para fazer o levantamento dos materiais e serviços necessários para execução da obra, que será iniciada em breve, após conclusão da planilha de custos.”
Por volta das 16:30 horas, desta tarde, fizemos contato via WhatsApp com todos os pré-candidatos ao cargo de Prefeito em Anchieta, sem êxito, pois estavam no interior do município acompanhando o velório e sepultamento de um importante Cidadão Anchietense.
O pré-candidato Luiz Carlos de Mattos Souza Guimarães, que é Procurador Geral Município de Piúma, às 17:47 horas manifestou-se com seguinte discurso: “Estou ao lado dos moradores de Parati na reivindicação por melhorias na educação!
Apoio totalmente a cobrança ao executivo municipal para que providências sejam tomadas urgentemente: a construção de uma nova escola e a reforma da escola Esther Soares Trindade, que está interditada.
Nossas crianças merecem um ambiente seguro e adequado para aprender e crescer. Podem contar comigo na luta por uma educação de qualidade para a comunidade de Parati e demais comunidades do nosso município!”
Não conseguimos falar com o Secretário de Infraestrutura, pois não conseguimos encontrar no Portal da Transparência, quais foram os gatos com reformas e manutenções desta escola nos últimos anos, ou mesmos para saber quanto tempo ainda vai levar a reforma do citado desabado telhado.
(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)
(INF.\FONTE: Rede LeR \\ Rede LeR)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)