Marataízes avança em transparência e governança pública
O prefeito de Marataízes, Toninho Bitencourt, comentou recentemente a evolução da gestão municipal em termos de transparência. Com um índice de 90,2 pontos no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública, Marataízes ocupou a 32ª posição entre os 78 municípios do Espírito Santo em 2025.
Bitencourt afirmou que, apesar do resultado positivo, a Prefeitura de Marataízes ainda tem muito a melhorar. “A nossa gestão administrativa vai avançar ainda mais em transparência nos próximos anos. Nossos órgãos que cuidam do bom desempenho da administração, como as secretarias municipais de Administração e de Controle Interno, seguem acompanhando e cobrando melhorias para que possamos aprimorar nossos índices”, destacou o prefeito.
O Ranking é elaborado pela Transparência Capixaba, com o apoio institucional do grupo Espírito Santo em Ação. A avaliação deste ano mostrou avanços relevantes no cenário de transparência das prefeituras capixabas. Dos 78 municípios analisados, seis obtiveram a nota máxima, demonstrando que é possível alcançar altos níveis de transparência e servindo como exemplo para os demais.
A avaliação também revelou que muitos municípios alcançaram notas próximas ao nível “ótimo”, enquanto alguns ainda se encontram em faixas regulares, indicando que a transparência não é uma realidade homogênea em todo o Estado.
O grupo Espírito Santo em Ação foi criado em 2003, em resposta a uma crise institucional marcada por desmandos administrativos e denúncias de corrupção na esfera pública. Composto por 16 empresários e executivos capixabas, o grupo tem como objetivo articular propostas para um novo modelo de desenvolvimento para o Espírito Santo, promovendo consciência cidadã, pluralismo político e ideológico, ética e responsabilidade social.
Dessa forma, a gestão de Marataízes se compromete a seguir em busca de uma transparência maior, enquanto o grupo Espírito Santo em Ação continua a desempenhar um papel importante na promoção de boas práticas na administração pública.
(DA REDAÇÃO \\ Beatriz Fontoura)
(INF.\FONTE: Capixaba News \\ Prefeitura de Marataízes)
(FT.\CRÉD.: Prefeitura de Marataízes \\ Divulgação)