Conhecida por suas ações de proteção ambiental, a ONG Caminhadas e Trilhas – Preserve entregou um ofício com propostas ambientais e turísticas aos candidatos à Prefeitura de Marataízes.
O documento cobra o compromisso dos candidatos com o desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos naturais da cidade.
De acordo com o vice-presidente da ONG, Reynaldo Monteiro, cada um dos três candidatos recebeu o documento pessoalmente, e todos expressaram interesse em discutir os detalhes das propostas caso sejam eleitos.
A ONG já havia entregue documento aos candidatos de Cachoeiro.
A proposta entregue aos candidatos de Marataízes inclui uma série de medidas que visam tanto a conservação ambiental quanto o fomento ao turismo sustentável.
Reynaldo acredita que, com o apoio da próxima gestão, Marataízes pode se tornar um exemplo de desenvolvimento integrado com a natureza. “Todos os candidatos com quem conversei reconheceram a importância da preservação ambiental”, afirmou.
Entre as medidas, a ONG sugere a elaboração de um plano de arborização para toda a cidade, incluindo o plantio de árvores em áreas urbanas na sede e nos distritos.
Também defendeu a recuperação da Foz do Rio Itapemirim, a criação de novas unidades de conservação e a implantação de novas ciclovias na cidade.
De corujas buraqueiras à preservação de restinga. Conheça as ações da ONG
Ao longo dos anos, a ONG Caminhadas e Trilhas – Preserve tem sido um agente de transformação ambiental em Marataízes, com iniciativas que já impactaram positivamente a cidade.
Uma das ações foi o plantio e cercamento das áreas de restinga, que começou como um projeto de conscientização e proteção dessas áreas sensíveis.
“Quando iniciamos o cercamento das restingas, foi um trabalho de formiguinha, com poucas pessoas envolvidas, mas hoje, a Praia Central e outras áreas da cidade já contam com caminhos que permitem o acesso à praia sem danificar a vegetação”, explica Reynaldo Monteiro.
Além disso, a ONG também desempenhou um papel crucial na preservação das corujas buraqueiras, uma espécie que habita as areias das praias.
“Percebemos que as corujas estavam vulneráveis a atos de vandalismo. Decidimos cercar os ninhos e, hoje, esses locais se tornaram uma atração turística. Muitas pessoas vêm tirar fotos das corujas, e isso começou com um simples gesto de proteção”, conta Monteiro.
A ONG também foi pioneira na organização de fóruns ambientais em Marataízes, como o Fórum de Preservação da Restinga e o Fórum das Lagoas e Lagunas de Marataízes, reunindo especialistas na área.
Propostas entregue aos candidatos
Arborização e paisagismo
Implementação de projetos de arborização para a Praia Central e criação de um plano de arborização para toda a cidade, com incentivos legais para plantio em empreendimentos privados.
Recuperação ambiental
Preservação dos ninhos das corujas buraqueiras, recuperação de nascentes e brejos, e ações para a recuperação das lagoas e lagunas.
Criação de áreas protegidas
Proposta de criação de novas Unidades de Conservação, como o Parque Municipal da Ilha das Andorinhas e recuperação da APA Cinturão Verde.
Turismo sustentável
Desenvolvimento do turismo rural e sustentável, revitalização da beira do Rio Itapemirim, e estímulo ao turismo de observação de tartarugas e pesca de arremesso artesanal.
Recuperação da Foz do Rio Itapemirim
Estudos sobre o assoreamento da foz do rio e possível remoção do Guia-Corrente.
Criação de trilhas
Desenvolvimento de trilhas em locais estratégicos do município, como a Trilha das Falésias de Marataízes e o Canal do Pinto.
Criação de ciclovias
Expansão das ciclovias no município, promovendo o transporte sustentável.
(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)
(INF.\FONTE: Alessandro Araujo de Paula \\ Dia a Dia ES)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)