projeto_festa-das-Canoas_capa-768x513

Documentário e acervo histórico do projeto “Resgate da Festa das Canoas” será lançado na semana dos festejos

O lançamento do documentário e acervo histórico do projeto “Resgate da Festa das Canoas” está programado para coincidir com a semana dos festejos em Marataízes.

De acordo com os organizadores, Laryssa Machado e Lucas Machado, o foco inicial foi a coleta de depoimentos de famílias envolvidas nesse evento histórico, além da recuperação de fotografias e vídeos.

A Festa das Canoas, que em março deste ano completará 114 anos de tradição, é reconhecida em todo o estado, integrando o calendário de eventos culturais do Espírito Santo.

Os historiadores Laryssa Machado, doutoranda em História pela Universidade Federal do Espírito Santo, e Lucas Machado, mestre em História Social das Relações Políticas pela mesma instituição, estão à frente desse projeto financiado pelo recurso Fundo a Fundo da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (@secult.es) e da Secretaria de Cultura de Marataízes (@secultmarataizes).

História – A tradição começou quando em 1910 um grupo de pescadores de Marataízes que passava por um momento difícil, uma época de fracasso nas pescas. Foi então que eles fizeram uma promessa para o Divino Espírito Santo, de que se a pesca voltasse a ser farta, fariam uma festa em sua homenagem todo segundo domingo de março. A prece foi atendida e a festa já existe há mais de 100 anos, reunindo cada vez mais fiéis.

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: CapixabaNews \\ Fabiano Peixoto)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)